serv

TDT - Sondas de Monitorização



Mapa de sondas TDT Relatórios Sobre a ferramenta Sobre o projeto Ficha técnica




Sobre o projeto



A criação de uma rede de sondas TDT surgiu da necessidade de recolher informação atualizada sobre a qualidade do sinal de televisão recebido pela população portuguesa.

Na sequência do concurso público internacional para a implementação da rede de sondas lançado em 23 de janeiro de 2013, o projeto foi adjudicado em 15 de maio de 2013 ao consórcio UBIWHERE/WAVECOM, formado por empresas tecnológicas nacionais.

Sem prejuízo de a coordenação geral, a especificação dos requisitos técnicos, a supervisão geral e o acompanhamento do projeto caberem à ANACOM, a investigação e desenvolvimento, a validação das soluções tecnológicas, a supervisão técnico-científica e o respetivo acompanhamento ficaram a cargo de uma equipa de coordenação científica constituída por investigadores e docentes universitários do INESC-TEC e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Neste âmbito, foi ainda necessário estabelecer contactos com as juntas de freguesia parceiras deste projeto, tendo-se contado para o efeito com a cooperação da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).


Figura 1. Consórcio


Na implementação da rede de sondas no terreno, em cerca de 400 locais, foi garantido que a instalação de cada uma das sondas obedecia às melhores práticas do ponto de vista técnico. A distribuição no terreno teve por base a definição de uma amostra representativa da distribuição populacional portuguesa, com base nos Censos 2011 (ver informação mais detalhada na Ficha Técnica).

Esta rede de sondas de monitorização de TDT é inovadora a nível mundial e assenta em conhecimento e tecnologia 100% portugueses.

Este projeto enquadra-se na atividade de supervisão da ANACOM e contribui para melhor orientar a intervenção desta Autoridade no que se refere à evolução da rede TDT.