TDT - Ações de Monitorização
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Relatório global |
Resumo da atividade da Monitorização e Controlo do Espectro no âmbito
da Fiscalização do Processo de Transição para a TDT realizada de janeiro
de 1970 a janeiro de 1970
A ANACOM tem vindo a realizar ações de fiscalização, no âmbito do processo de transição para a Televisão Digital Terrestre (TDT), que originaram 0 análises de cobertura TDT (correspondentes a situações individuais e/ou locais distintos), documentadas em 1431 relatórios.
Este trabalho permitiu identificar problemas e endereçar as soluções para as dificuldades de acesso à TDT a um universo que se estima de cerca de 0 utilizadores que, direta (por via de reclamação em seu nome rececionada na ANACOM) ou indiretamente (por via de reclamação de interposta pessoa/vizinho) interpelaram as equipas técnicas da ANACOM que realizaram as ações acima mencionadas.
Após expurgada toda a informação que pudesse levar à identificação dos intervenientes, nomeadamente dos cidadãos reclamantes, disponibilizam-se agora todos os relatórios produzidos.
Para além do tempo utilizado no processamento dos resultados das medições e realização de relatórios, a ANACOM empregou cerca de 3912 horas de trabalho, distribuídas por várias equipas, nas ações realizadas no terreno.
Na sequência do trabalho que a ANACOM desenvolveu, do universo de situações reclamadas com problemas efetivamente identificados (459), conclui-se o seguinte:
- Em 186 situações (40.52 %) registaram-se divergências entre os resultados das medições em campo e a informação disponibilizada pelo operador no sítio web: http://tdt.telecom.pt.
- Em 7 situações (1.53 %), as divergências existentes deveram-se a avarias e/ou manutenções temporárias que levaram à interrupção da emissão que não justificaram qualquer outra ação, por parte do operador, para além da reposição do normal funcionamento dos respetivos emissores.
- Em 2 situações (0.44 %), as divergências existentes deveram-se a problemas externos detetados que foram resolvidos pelas equipas técnicas da ANACOM no local.
- Nos restantes 264 casos (57.52 %), a origem dos problemas de receção do sinal TDT era devida à própria instalação de televisão dos cidadãos reclamantes que se revelava inadequada (por exemplo, má orientação para o emissor de televisão que melhor serve o local, problemas de fixação da antena, utilização indevida de antenas interiores) e/ou com anomalias (cabos e fichas degradados/partidos, etc.).