serv

TDT - Sondas de Monitorização

Para dar a conhecer a qualidade do sinal da rede de televisão digital terrestre (TDT), a ANACOM dispõe de um conjunto de sondas instaladas em Portugal Continental, que recolhem informação sobre o sinal de TDT, permitindo avaliar o nível da receção e detetar eventuais problemas.
De referir que as sondas não monitorizam a qualidade do acesso ao serviço via satélite (DTH).
A informação disponibilizada nesta ferramenta é sempre referente ao dia anterior, podendo ser consultado o histórico de cada sonda.
A ANACOM espera que esta ferramenta possa contribuir para que qualquer utilizador da TDT avalie, de forma fácil e rápida, se a sua instalação de receção tem problemas que possam estar a afetar a receção do sinal na sua residência.

Numa fase inicial, a rede de sondas analisava apenas o sinal de TDT disponibilizado através da rede de frequência única, no canal 56. No entanto, com a posterior disponibilização de outros canais radioelétricos alternativos, nomeadamente os canais 40, 42, 45, 46, 47, 48 e 49, associados à rede multifrequência, pretende-se que também esses canais passem a ser monitorizados.
Presentemente, estão a decorrer intervenções técnicas de reconfiguração de diversas sondas da rede, de modo a garantir que, nos respetivos locais, passe a ser analisado o canal que proporciona as melhores condições de receção, independentemente de estar associado à rede de frequência única (canal 56) ou à rede multifrequência.

Consequentemente, a forma de apresentação do mapa de resultados vai sofrer ligeiras alterações.


Novidades no Mapa de Sondas

  • Agora, ao clicar em cada uma das sondas, poderá verificar qual o canal que está a ser monitorizado.
  • Para além disso, é possível saber se essa sonda está já a monitorizar o canal que proporciona as melhores condições de receção, ou se este poderá ainda vir a ser alterado no âmbito das intervenções técnicas em curso.
  • Foram acrescentadas novas opções de filtragem que possibilitam a seleção de sondas que monitorizam canais da rede multifrequência e, caso se pretenda, um canal ou canais em particular dessa rede.

Nesta fase de transição, continuará a ser apresentada a legenda de três cores – verde, amarelo e vermelho – com os mesmos significados até aqui definidos, aplicando-se ao universo de sondas que, apesar de se encontrarem a monitorizar o canal 56, dispõem de uma alternativa a partir da rede multifrequência e a sua configuração ainda não é a final (aguardando intervenção técnica, a curto prazo). No entanto, nos casos em que as configurações das sondas são já as finais, apenas fará sentido considerar uma legenda de duas cores – verde e vermelho – significando, respetivamente, que, no canal analisado pela sonda, o sinal de TDT recebido apresentou boa qualidade, ou que, ao invés, houve dificuldades na receção de TDT.


Mapa de sondas TDT Relatórios Sobre a ferramenta Sobre o projeto Ficha técnica


Data: escolha data   Distrito:                     

Locais com sinal de TDT disponibilizado:
    Apenas no canal 56 (não carecendo a sonda de intervenção técnica de reconfiguração);
    No canal 56, mas com emissão alternativa noutros canais (rede multifrequência), aguardando a sonda intervenção técnica dereconfiguração, a curto prazo;
    A partir da rede multifrequência, já no canal que proporciona as melhores condições de receção
          Selecione canais: 40     42     45     46     47     48     49        



  Data: 2017-01-18   
Nota: Total de 293 sondas exibidas para as condições de pesquisa selecionadas ( 97.95 %       0.34 %       1.71 % ).

« -10 dias       « Dia anterior   |     Dia seguinte »       +10 dias »

Legenda:  
                   com cobertura ch 56  Boa qualidade do sinal de TDT (através do canal 56)      
                   sem cobertura ch 56 mas MFN  Fraca qualidade do sinal TDT no canal 56, mas existência de emissores noutros canais      
                   se cobertura ch 56  Sinal TDT abaixo do limiar mínimo de qualidade (no canal 56)