Sondas TDT

O que fazer com os dados do mapa

A sonda mais próxima da minha residência apresenta cor verde e a receção da TDT em minha casa é boa.

A sua instalação de receção encontra-se em boas condições, que lhe permitem aceder ao serviço sem dificuldades.

A sonda mais próxima da minha residência apresenta cor verde mas a receção de televisão em minha casa não é boa.

No dia em questão, em mais de 99% do tempo, o sinal TDT no canal 56 esteve acima do limiar mínimo de qualidade definido. Se notou dificuldades na receção do sinal, estas não deverão ter ultrapassado 1% do tempo diário (14 minutos e 24 segundos, contados de forma seguida ou intercalada), daí que a sonda indique uma boa qualidade de sinal.

Caso tenha verificado problemas na receção com duração superior à referida, sugerimos que:



Caso a situação não seja ultrapassada, contacte a ANACOM para que a situação possa ser verificada.

A sonda mais próxima da minha residência apresenta cor vermelha e a receção de televisão em minha casa é boa.

Nestes casos, é possível que os problemas que afetaram a receção do sinal TDT no local onde se encontra a sonda não tenham afetado a receção do sinal na sua morada, verificando-se estas situações em casos muito específicos.

A sonda mais próxima da minha residência apresenta cor vermelha e a receção de televisão em minha casa não é boa.

Poderá tratar-se de uma situação temporária resultante, por exemplo, de falhas de energia, vandalismo sobre as infraestruturas dos emissores ou auto-interferências (fenómenos atmosféricos e/ou climatéricos que quando ocorrem podem afetar o sinal). Neste caso, contacte o operador (MEO), através do número gratuito 800 200 838, para reportar o problema.
Se a situação persistir, a rede de sondas possui um sistema de aviso às equipas técnicas da ANACOM, que irão avaliar a situação.

A sonda mais próxima da minha residência apresenta cor amarela e a receção de televisão em minha casa é boa.

Encontra-se numa zona onde o sinal TDT pode ser recebido através do canal 56 ou de outros canais da rede multifrequência (emissores alternativos). Assim, mesmo que a qualidade do sinal emitido no canal 56 não seja boa, existem outros emissores no local qu e permitem assegurar o acesso ao serviço.
Se a receção em sua casa é boa, provavelmente encontra-se a receber o sinal de um desses emissores.

A sonda mais próxima da minha residência apresenta cor amarela e a receção de televisão em minha casa não é boa.

Poderá tratar-se de uma situação temporária resultante, por exemplo, de falhas de energia, vandalismo sobre as infraestruturas dos emissores ou auto-interferências (fenómenos atmosféricos e/ou climatéricos que quando ocorrem podem afetar o sinal).
Se a situação persistir, sugerimos que:


Se a situação se mantiver, contacte o operador da rede (MEO) através do número gratuito 800 200 838, descrevendo os procedimentos adotados e os resultados obtidos, para que este possa verificar a situação.
Se a situação persistir, contacte a ANACOM para que a situação possa ser verificada.


A sonda que existia na minha área de residência deixou de aparecer no mapa.


A indisponibilidade de uma sonda da rede poderá traduzir-se na sua omissão gráfica no mapa. Essa indisponibilidade poderá ser apenas temporária (e de rápida resolução) ou por um período mais alargado de tempo (cuja retoma de operacionalidade não será imediata).
As principais razões que poderão estar na origem de uma indisponibilidade temporária são as seguintes:

   · Falha de energia no local de instalação da sonda (devido a fatores externos, fora do controlo da ANACOM)
   · Dificuldades nas comunicações de dados (dependentes das condições de cobertura proporcionadas pelos operadores móveis em determinados locais), que impedem o envio de resultados para o centro de dados da ANACOM em tempo útil
   · A sonda não conseguiu acumular um número de amostras considerado estatisticamente representativo, ao longo de um dado dia
   · Inoperacionalidade genérica com resolução remota imediata

Nestes casos, a reposição da normalidade poderá ocorrer logo no dia seguinte ou num curto espaço de tempo.

Já em relação a uma indisponibilidade por um período de tempo mais alargado, as causas mais frequentes são:
   · Avarias devido a fatores externos, tais como: atos de vandalismo, incêndios, furto ou roubo, fenómenos atmosféricos severos, etc.
   · Indisponibilidade do local de instalação da sonda (por exemplo, devido a obras de manutenção dos edifícios)
   · Intervenções técnicas para manutenção periódica e programada das sondas e das instalações elétricas associadas
   · Avaria do próprio equipamento

Atendendo aos condicionalismos que resultam destes imponderáveis, entende a ANACOM que, sempre que não seja possível a apresentação de informação útil e fidedigna, baseada em dados com pouca relevância estatística, erróneos ou enganosos, a representação de uma dada sonda nessas condições será gráfica e temporariamente suprimida.
Pelas razões expostas, o número de sondas que diariamente se apresenta na ferramenta que a ANACOM disponibiliza no seu site é variável, sendo de realçar que a reposição de algumas dessas sondas no mapa poderá levar mais ou menos tempo, consoante a causa que se lhes encontra associada à sua retirada do mapa TDT- Sondas de Monitorização.