Sondas TDT

Significado das cores do mapa
Pretende-se, através de um código de cores simples (verde, vermelho e amarelo), informar os utilizadores da TDT sobre a qualidade do sinal da rede.

O que significa a cor verde?


A cor verde identifica uma boa qualidade na receção do sinal TDT (através do canal 56), no local onde a sonda se encontra instalada.
Isto significa que, para o dia em análise, em mais de 99% do tempo, o sinal TDT esteve acima do limiar mínimo de qualidade definido.
A ter havido dificuldades na receção do sinal, estas terão tido duração inferior a 1% do dia (ou seja, a 14 minutos e 24 segundos, seguidos ou intercalados).

O que significa a cor vermelha?

A cor vermelha significa que, para o dia em análise, houve dificuldades na receção do sinal de TDT (através do canal 56), no local onde a sonda se encontra instalada.
Isto significa que, em 1% do tempo (ou seja, 14 minutos e 24 segundos, seguidos ou intercalados) ou mais, o sinal TDT esteve abaixo do limiar mínimo de qualidade definido (ou seja, 19,5 decibéis).
Nestes casos, as sondas estão instaladas em zonas onde apenas está disponível a rede TDT de frequência única (canal 56), não havendo emissores da rede multifrequência que possam servir de alternativa.

O que significa a cor amarela?

A cor amarela significa que houve dificuldades na receção do sinal TDT (através do canal 56). Porém, no local onde a sonda foi instalada existem outros canais para além do 56, através dos quais também é possível receber o sinal TDT. A qualidade dos sinais emitidos nesses canais alternativos não é, contudo, medida por estas sondas.

Receber as emissões com dificuldades significa que, em pelo menos 1% do dia (14 minutos e 24 segundos), as medições registadas pela sonda estiveram abaixo do limiar mínimo de qualidade definido (ou seja, 19,5 decibéis).

Quanto aos emissores alternativos da rede complementar, poderá encontrar mais informações em tdt.telecom.pt ou através do telefone 800 200 838 (número gratuito).